O DIA-A-DIA NUMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA

UMA DAS MAIS LINDAS INICIATIVAS DE FOTOGRAFIA NO BRASIL É O PROJETO ESSE RIO É MINHA RUA, DE ROGÉRIO ASSIS

Apenas um ano depois de iniciar a carreira, em 1989, Rogério Assis se viu numa expedição realmente especial: registrar os Zo´é, etnia indígena do Pará que corria risco de extinção (já contamos essa história aqui). Desde então, nessas mais de duas décadas e meia que se passaram, entre outras coisas Rogério se mudou para São Paulo, trabalhou na Folha de São Paulo, mudou-se para Nova York, voltou e participou da fundação do Fotosite. Mas nunca se desligou da Amazônia. Hoje, é editor executivo da Editora Mandioca e toca uma das mais lindas iniciativas de fotografia no Brasil. Desde julho do ano passado ele tem documentado o cotidiano da comunidade ribeirinha Boa Esperança, em Curralinho, no Pará, para o projeto Esse rio é minha rua

      "Depois do lançamento do meu livro, Zo´équeria continuar documentando comunidades tradicionais extrativistas, mas dessa vez não indígenas. Por isso procurei os ribeirinhos que, assim como os indígenas, fazem parte da minha história pessoal", diz.  Na primeira vez que visitou Boa Esperança, Rogério praticamente não tocou na câmera. Antes disso, fez questão de visitar quase todas as 40 famílias da comunidade, explicar o que gostaria de fazer e ter a permissão e a colaboração delas, que ajudam com muita informação. "Fico sempre hospedado na casa dos moradores, que me recebem com muito carinho, educação e uma hospitalidade invejável." 

       No início, o fotógrafo investiu recursos próprios no projeto, hoje tem um patrocínio do Banco da Amazônia conseguido por meio de um edital. O trabalho encerra em setembro deste ano e deve resultar num vídeo com cerca de 200 imagens, que será exibido em uma escola de Boa Esperança e depois em uma praça em Belém. "Isso é o que foi contemplado com a verba do edital. Posteriormente, gostaria de fazer um livro e uma exposição, mas ainda não existem recursos para isso", conta ele. Siga a página Esse rio é minha rua no Facebook. 

 

Rogério Assis 

Fotógrafo profissional desde 1988, participou do staff da Agência Estado e da Folha. Foi editor para a América Latina da Starmedia Network e participou da criação do Fotosite. Graduou-se no laboratório de mídia digital do ICP (International Center of Photography) em Nova York e atualmente é Editor Executivo da Revista Pororoca.

CONHEÇA OUTRAS OBRAS DO AUTOR